sexta-feira, 24 de abril de 2009

Reflect - Efeito de reflexo de água


Há bocado passava pelo sítio do maniasdegeek.wordpress.com, nosso parceiro no PlanetGeek, no qual dava a conhecer o serviço online watereffect.net, onde de forma fácil é possível criar uma imagem com um efeito de reflexo de água.
Foi o clique para falar aqui de um excelente programa, que já conheço de há muito, e que produz esse efeito de forma muito razoável e com algumas definições à mistura.
Trata-se do Reflect, do mesmo autor do fantástico editor Photo Filtre Studio.
O programa é freeware e não necessita de instalação. Prima pela eficiência e simplicidade.
Pode ser usada qualquer imagem mas as que melhor efeito produzem são as obtidas em ambientes de natureza, com vegetação e árvores, simulando assim um efeito de lago.
Uma vez importada a imagem base é possível definir o tempo de ondulação do reflexo, com as opções "perspectiva" ou "regular". Pode também ser personalizada a velocidade, com as opções lenta, média e rápida; o número de imagens usadas no reflexo (maior quantidade, menos amplitude da onda); tipo de ondas (curtas, médias ou longas). Desde o início que é possível acompanhar em tempo real o efeito e o resultado das diferentes alterações às definições.
É também possível determinar percentualmente em relação à imagem base, a extensão da imagem do reflexo.

Definidos todos estes parâmetros, pode-se exportar a imagem (imagem apenas, reflexo apenas ou imagem mais reflexo), com as seguintes opções:
Sequência em BPM;
Sequência em JPG;
GIF animado;
Vídeo AVI.
No caso do formato GIF animado, podem ser escolhidas definições quanto ao número de cores (16, 32, 64 e 256) sendo que para publicação em páginas web se recomendam os valores mais baixos.

Importa referir que no sítio do projecto, estão ainda disponíveis outros aplicativos freeware, bastante interessantes, tais como o PhotoMosaique, o Scrutico e o VisioImg.


Nenhum comentário:

Postar um comentário